terça-feira, 29 de abril de 2014

Seminário – Ficção, Mídia e Política: Processos e intersecções

Epiphany (Adoration of the Magi), 1996, tinta a óleo e acrílica sobre tela

No dia 17 de maio, participarei de um seminário na Faculdade Cásper Líbero, no qual falarei um pouco mais sobre a minha dissertação, focando-me na série Epiphany, de Gottfried Helnwein. Participarei da mesa "Ficção, tecnologias e políticas", que será realizada às 13h30. Com o título A Madonna ariana, a Criança Divina e as assombrações do Nazismo na série Epiphany de Gottfried Helnwein, minha apresentação tende a se focar não só nessa série, mas nos motivos dela que são, no fim das contas, aqueles que o artista toca em boa parte de sua obra.

Confiram a programação:

9h30 às 10h45

Palestra de Abertura

Dimensões políticas do entretenimento: cosplay como estratégia de visibilidade social
Profa. Dra. Mônica Rebecca Ferrari Nunes (ESPM)

10h45 às 11h Intervalo

11h às 12h30

Mesa 1: Ficção, narrativas e política

O estilo do realismo maravilhoso na figuração da política da diversidade em Saramandaia
Profa. Dra. Simone Maria Rocha (UFMG)

De Rapunzel à Enrolados: transformações da identidade feminina em 200 anos de um conto de fadas
Rafael Buchalla (Cásper Líbero)

“Um bocadinho de chão”: a questão da terra nas telenovelas de Benedito Ruy Barbosa
Reinaldo Maximiano Pereira (UFMG)

13h30 às 15h
Mesa 2: Ficção, tecnologias e políticas

Telenovela e Política: perspectivas e modos de abordagem
Profa. Dra. Angela Cristina Salgueiro Marques (UFMG)

Evangelion: Mito, Religião e Sociedade Pós-Guerra-Fria
Roberto Fideli Causo (Cásper Líbero)

A Madonna ariana, a Criança Divina e as assombrações do Nazismo na série Epiphany de Gottfried Helnwein
Lídia Zuin de Moura (PUC-SP)

15h às 15h15 Intervalo 

15h15 às 16h45
Mesa 3: Ficção, estéticas e história 

Tecnototemismo: a subjetividade tecnológica
Dra. Lauren Colvara (PUC-SP)

Imagens fragmentadas: uma tentativa sobre Walter Benjamin a partir da análise de três teses “Sobre o conceito de história”
Prof. Dr. Guilherme Grandi (Cásper Líbero)

Histórias em Quadrinhos e Política: um quadro Brasil e Argentina
Talita Rodrigues Costa (UFABC)

17h Encerramento 

FACULDADE CÁSPER LÍBERO
Endereço: Avenida Paulista, 900, Bela Vista - São Paulo/SP
Inscreva-se através do e-mail: eventos@fcl.com.br
Público: Alunos (graduação, lato sensu e stricto sensu), professores e outros interessados da Faculdade Cásper Líbero.
Para participar é necessário enviar, previamente, um e-mail com seu nome, RG, curso e nome da instituição que representa para eventos@fcl.com.br. Feito isto, aguarde a confirmação de sua inscrição.

Sobre o evento

O Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero por meio do Grupo de Pesquisa Teorias e Processos da Comunicação apresenta o Seminário – Ficção, Mídia e Política: Processos e intersecções. Sob a supervisão do prof. Dr. Luis Mauro de Sá Martino o objetivo do evento é trabalhar os diferentes aspectos das relações entre ficção, mídia e poder a partir das diversas abordagens teóricas da Comunicação. Com isso, a intenção é também a de discutir os aspectos teóricos em suas articulações com estudos práticos por meio da observação da construção de representações, situações e identidades no universo midiático, compreendendo as intersecções entre elementos estéticos, ficcionais e políticos.

Ao final do Seminário, os participantes receberão um certificado emitido pelo Centro de Eventos da Fundação Cásper Líbero atestando a presença e o número de horas cursadas.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Catálogo exposição Visões na Coleção Ludwig

A exposição Visões no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, está na sua última semana. Acabei de ver na minha timeline do Facebook o catálogo desse mesmo evento sendo compartilhado, no qual há páginas em que a obra e vida de Helnwein são rapidamente citadas a partir da página 74.

Na pintura Cabeça de criança, o estilo hiperrealista intensifica a sensação de um trágico documento monumental tornando-se um apelo ensurdecedor à compaixão. A imagem gigantesca (com seis metros de altura) da cabeça de uma menina comprova a intenção de Helnwein de estetização de verdades artísticas esquecidas e poetização de detalhes reais reproduzidos com escrupulosidade. (p.78)